SOU POMBA GIRA




Sou uma rosa,sou um perfume,sou a mais
bela de qualquer jardim.
Ouço lamentos, ouço queixumes.
Não há mulher que não vem até mim.
Sei seduzir, me deixo seguir.
A palavra difícil pra mim nao existe
De preto e vermelho ,ou sem me vestir, homem algum
algum a mim não resiste.
Bebo champanhe, fumo cigarro.
Digo mil coisa sem nunca falar,sei ler
na mão, o jogo e o baralho.
A mim só me engana,
quem eu deixar.
Se alguém precisar e queirer me encontrar,
siga o perfume,
em noite de luar.
Diga o meu nome sem se enganar,
sou
pomba gira, a rua é meu lar.

autor: PauloLourenço


ELA VEM CAMINHANDO

Photo: Ela vem caminhando num cruzeiro; Ela dançando, vestida de vermelho. Ela é a pombagira! ela é rosa de amor! Rosa vermelha, rosa vermelha sagrada!... É a pombagira girando nas sete encruzilhadas. E vai girando sob o clarão da lua. Rosa vermelha: a pombagira Das sete encruzilhadas. Bonita rosa da encruzilhada; Bonita rosa que vem chegando de madrugada.


Ela vem caminhando num cruzeiro;
Ela dançando, vestida de vermelho.
Ela é a pombagira! ela é rosa de amor!
Rosa vermelha, rosa vermelha sagrada!...
É a pombagira girando nas sete encruzilhadas.
E vai girando sob o clarão da lua.
Rosa vermelha: a pombagira
Das sete encruzilhadas.
Bonita rosa da encruzilhada;
Bonita rosa que vem chegando de madrugada.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O FUMO E A BEBIDA


O fumo e a bebida na Umbanda é motivo de muitas controvérsias nos terreiros
.Todo terreiro que permite o fumo
 e a bebida nas sessões, precisa conversar muito
como mediuns, com as entidades
sobre a responsabilidade do seu uso.
Para  que não seja mal interpretada, para que os mediuns nao se viciem
no consumo, para que
a assistência não interprete estes consumos com um centro
 de baixa energia.
Além dos riscos, que sabemos, que alguns mediuns passam,
com o excesso do álcool.
REFLITAM:
ESPÍRITOS DE LUZ, não consomem bebidas exageradamente.

foto-alcoolismo-3

Considerações sobre fundamento e consumo do álcool na Umbanda

   O ato de beber ou oferecer bebida, com freqüência faz parte de ritos e pode-se associar também a idéia de filtro, com caráter positivo, bom ou mau.
 O álcool realiza a síntese da água e do fogo.
O álcool simboliza a energia vital que deriva da união de dois
 elementos contrários, água e o fogo. 
A aguardente símbolo do fogo da vida, é também de inspiração
 criadora, não apenas estimula as possibilidades espirituais c
omo também as cria, quando usados com seriedade,
 respeito e moderação.
A bebida é utilizada discretamente em vários cultos,
 haja visto na religião católica onde o vinho trás a simbologia
do sangue de Cristo.
 Nos trabalhos de Umbanda são utilizadas diversas bebidas,
 
 tanto para os rituais como para as oferendas aos guias
 e Orixás, como por exemplo, a cerveja branca relacionada
ao Orixá Ogum, a champagne branca relacionada
ao Orixá Iemanjá, a cerveja preta relacionada ao
s pretos velhos e etc,... Costuma-se também oferendar
a linha de esquerda com Pinga ou marafo,
na abertura dos trabalhos mediúnicos, bem como essas
  linhas utilizam-se muitas vezes de pinga como elemento.
Para abrir um espaço mágico onde atraem as entidades desejadas.

 Ou seja: O Oti (cerveja) pode ser utilizada pelo médium incorporado,.
.. seguindo os fundamentos da Umbanda, onde se utiliza
da energia (água, cevada e espuma) para ativar vibracionalmente
uma energia salutar utilizada pela entidade no momento
em que esta atuando incorporado (com consumo moderadíssimo).
O marafo (aguardente) também possui um caráter parecido
 para atuação,..
MAS AO CONTRÁRIO do Oti não necessita e nem deve
ser consumido, ingerido pelo médium incorporado, mesmo
sendo este na gira de Guardiões (exus).
Neste caso, o marafo deve ser oferendado num copo ou taça,
em lugar próprio para que os nossos ilustres Guardiões façam o uso dela,
 sem colocar em risco a integridade do médium, visto que este tipo de bebida possui alto teor alcoólico assim como as demais bebidas destiladas!!!!!
O Umbandista deve zelar pelo respeito, no uso deste arsenal
de Umbanda, não permitindo jamais sua utilização com
desmandos muitas vezes provenientes do próprio médium
que nunca deverá ficar alcoolozado.
Atribuo os fatos pela falta de conhecimento que acercam as
pessoas que ignoram, desconhecendo o encantador e também
 perigoso lado do invisível, ou seja, o imenso universo espiritual.
 
 
Efeitos do álcool no médium:
Todos nós temos um potencial mediúnico latente quando encarnamos
que é respeitada a escolha, através do nosso livre arbítrio
tão generosamente concedido pelo nosso Pai Criador
. Esse potencial mediúnico tem diferentes graus
em cada pessoa, dependendo da necessidade, missã
, karmas e propósitos que acercam o indivíduo na hora do reencarne.
Em qualquer religião ou mesmo quando não seguimos a nenhuma,
 continuamos a ter a mediunidade, querendo ou não,
visto que temos um diferencial na região central do
cérebro, mas precisamente na glândula pineal, cientificamente
comprovada, que nos ligam ao universo espiritual.
 Essa ligação existe e pode tornar-se evidente em qualquer idade,
levando ao que chamamos de maturidade mediúnica.
Muitas vezes um alcoólatra é uma pessoa que pode estar
 com a mediunidade “madura”.
Está fisicamente falando, apto a trabalhar com a espiritualidade.
Só que infelizmente, mesmo ele tendo protetores espirituais
e até mesmo tendo Anjo da Guarda para auxiliá-lo, ...
 torna-se relapso em termos de disciplina, conhecimento, e vigilância!!
 Jesus nos ensinou Orai e Vigiai!!
  Isso se aplica principalmente aos médiuns, que devem buscar
o conhecimento, ter conduta ilibada e retidão moral,...
Devemos associar tudo isso a pensamentos elevados e salutares e
a constante vigilância dos atos e de todos pensamentos nossos
  perante as adversidades da vida!!! 
Isso não nos leva a santidade, mas nos direciona a uma
reforma íntima que é o ponto chave (principal) existente
em cada ser que habita a Terra.

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